Para não ocorrer a duplicação de eventos de compra no GA4, que podem ocorrer por vários motivos, nos vamos usar o parâmetro obrigatório “transaction_id” para verificar se não houve compras contabilizadas novamente e vamos evitar que isso aconteça.
Primeiro vamos verificar se existem eventos duplicados e depois como vamos evitar para não ter mais estes eventos.
Verificando se você tem eventos de compra duplicados.
GA4 – Explorar
Para saber é fácil
- abra o GA4, e clique no “Explorar”
- Crie um projeto em branco
- Busque e insira em “Dimensões” o “ID da transação” e já o arraste para “Linhas”
- Em “Métricas” insira “Contagem de eventos” e já arraste para “Valores”
Agora que identificamos que estão tendo duplicidade na compra no GA4, eu ensino a baixo como evitar que essa duplicidade nos eventos do GA4, não aconteça mais.
Evitando que ocorra a duplicação dos eventos de compra no GA4
GTM – Contêiner Web
- Acesse seu Google Tag Manager, em seu contêiner web
- Clique em “Templates” na coluna da esquerda
- Tags Templates clique em “Search Gallery”
- Busque por “Transaction ID Logger”
- Adicione em seu espaço de trabalho.
- Clique em “Add to Workspace”
- Clique em “Add” para continuar.
- Agora faça o mesmo procedimento em “Templates” em “Variable Templates” para inserir um novo modelo de variável.
- Clique em Search Gallery e busque por “Transaction ID Reader”
- Adicione em sua área de trabalho, o mesmo feito na “Tag Template” para adicionar.
- Agora em Tags, nós vamos criar uma nova Tag usando o Template “Transaction ID Logger”
- Insira sua variável “TransactionID”.
- Escolha Both of the Above (aqui ele vai guardar a variável transaction id em cookies e em local storange ao mesmo tempo).
- Use o acionador de Purchase.
Se a variável retornar verdadeiro é que já existe uma compra com aquele id
No acionador purchase, vai ser inserido mais uma condicional para o disparo que é a verificação do “Transaction ID Reader for igual a false”
Dessa forma ele faz a leitura do cookie se ele não existe (false) ele marca a conversão, e se o cookie que contém o “Transaction ID” existir ele não vai marcar a conversão duplicada.
Pronto, acabamos com os eventos de compra duplicados e podemos conferir agora através do ID da transação se a compra foi efetuada ou não, você pode também puxar valores, UTMS e saber até de qual campanhas e anúncios estão convertendo. Mas isso é um assunto para um novo post.
Obrigado por ajudar você a não ter mais compras duplicadas dentro do GA4.
Se você está procurando por uma solução confiável e eficiente para a implementação de API de conversão em sua plataforma de e-commerce, páginas de vendas, não hesite em entrar em contato conosco. Nós temos a experiência e conhecimento necessários para garantir o sucesso de sua implementação e ajudá-lo a maximizar suas conversões. Entre em contato conosco hoje mesmo para marcar uma consulta gratuita e descobrir como podemos ajudar!