Como evitar compras duplicadas no GA4?

Para não ocorrer a duplicação de eventos de compra no GA4, que podem ocorrer por vários motivos, nos vamos usar o parâmetro obrigatório “transaction_id” para verificar se não houve compras contabilizadas novamente e vamos evitar que isso aconteça.

Primeiro vamos verificar se existem eventos duplicados e depois como vamos evitar para não ter mais estes eventos.

Verificando se você tem eventos de compra duplicados.

GA4 – Explorar

Para saber é fácil

  • abra o GA4, e clique no “Explorar”
  • Crie um projeto em branco
  • Busque e insira em “Dimensões” o “ID da transação” e já o arraste para “Linhas”
  • Em “Métricas” insira “Contagem de eventos” e já arraste para “Valores”
Busque e insira em “Dimensões” o “ID da transação”
Arraste para “Linhas”
Em “Métricas” insira “Contagem de eventos”
Arraste “Contagem de eventos” para “Valores”
Aqui identificamos que ocorrem valores duplicados.

Agora que identificamos que estão tendo duplicidade na compra no GA4, eu ensino a baixo como evitar que essa duplicidade nos eventos do GA4, não aconteça mais.

Evitando que ocorra a duplicação dos eventos de compra no GA4

GTM – Contêiner Web

  • Acesse seu Google Tag Manager, em seu contêiner web
  • Clique em “Templates” na coluna da esquerda
  • Tags Templates clique em “Search Gallery”
  • Busque por “Transaction ID Logger”
  • Adicione em seu espaço de trabalho.
  • Clique em “Add to Workspace”
  • Clique em “Add” para continuar.
  • Agora faça o mesmo procedimento em “Templates” em “Variable Templates” para inserir um novo modelo de variável.
  • Clique em Search Gallery e busque por “Transaction ID Reader”
  • Adicione em sua área de trabalho, o mesmo feito na “Tag Template” para adicionar.
  • Agora em Tags, nós vamos criar uma nova Tag usando o Template “Transaction ID Logger”
  • Insira sua variável “TransactionID”.
  • Escolha Both of the Above (aqui ele vai guardar a variável transaction id em cookies e em local storange ao mesmo tempo).
  • Use o acionador de Purchase.
Agora com a tag criada vamos criar a variável que vai fazer a leitura que é a “Transaction ID Reader” onde retorna “Verdadeiro” ou “Falso” nos vamos conseguir conferir se a compra já foi computada ou não, verificando se o cookie já existe.

Se a variável retornar verdadeiro é que já existe uma compra com aquele id

No acionador purchase, vai ser inserido mais uma condicional para o disparo que é a verificação do “Transaction ID Reader for igual a false”

Dessa forma ele faz a leitura do cookie se ele não existe (false) ele marca a conversão, e se o cookie que contém o “Transaction ID” existir ele não vai marcar a conversão duplicada.

Pronto, acabamos com os eventos de compra duplicados e podemos conferir agora através do ID da transação se a compra foi efetuada ou não, você pode também puxar valores, UTMS e saber até de qual campanhas e anúncios estão convertendo. Mas isso é um assunto para um novo post.

Obrigado por ajudar você a não ter mais compras duplicadas dentro do GA4.

Se você está procurando por uma solução confiável e eficiente para a implementação de API de conversão em sua plataforma de e-commerce, páginas de vendas, não hesite em entrar em contato conosco. Nós temos a experiência e conhecimento necessários para garantir o sucesso de sua implementação e ajudá-lo a maximizar suas conversões. Entre em contato conosco hoje mesmo para marcar uma consulta gratuita e descobrir como podemos ajudar!